Saiba o que é NOC e como ele pode impactar na disponibilidade de rede do seu negócio!

Problemas de indisponibilidade de rede são um desafio constante para as empresas que, quando sofrem com lentidão e travamentos, acabam tendo de lidar com perdas e prejuízos.

Para evitar os impactos negativos que instabilidades de sistema e conexão podem trazer para o seu negócio, resolvemos abordar neste artigo o que é NOC e como uma abordagem focada no monitoramento e na gestão do ambiente de TI da sua empresa pode garantir a disponibilidade da rede. Confira!

Saiba o que é NOC e como ele pode impactar na disponibilidade de rede do seu negócio!

Atualmente, a maioria dos processos (se não todos) das empresas são sustentados por tecnologia. Os ambientes de tecnologia estão se tornando cada vez mais necessários, utilizando soluções multi-cloud e necessitando se adaptar constantemente aos novos padrões exigidos pelo mercado.

Prestar suporte para estes ecossistemas se tornou mais desafiador do que nunca! Por este motivo, é muito importante que toda sua infraestrutura de TI seja monitorada.

No entanto, uma estratégia indispensável para otimizar o desempenho, garantir a segurança e o bom funcionamento da infraestrutura do seu negócio é possuir uma estrutura de NOC. O serviço de NOC que também é conhecido como Network Operations Center desenvolve ações que monitoram os hardwares e softwares da empresa, resultando na redução de custos e oferecendo máxima disponibilidade do sistema.

Mas o que é NOC?
A sigla NOC vem do inglês Network Operations Center como mencionamos acima, que significa Centro de operações de Rede. É uma estrutura de profissionais especializados que atuam com foco em analisar status, monitorar e dar suporte ao gerenciamento da infraestrutura de TI.

A equipe de NOC deve ter proatividade para monitorar e resolver os problemas de forma independente, tomando medidas preventivas para garantir que transtornos não ocorram. As equipes de NOC também estão fortemente envolvidas em ações de segurança de alto nível, como esforços de backup e recuperação de desastres, garantindo a continuidade do negócio para seus clientes.

Além das atividades relacionadas ao monitoramento, o NOC se torna responsável pela execução de scripts para estabilização de incidentes de maneira imediata e gera conhecimento a ser documentado para que a estrutura aprenda com o histórico de eventos. Ou seja, gera relatórios de melhorias necessárias. Os relatórios de disponibilidade, capacidade/performance, sumário de alertas, gerenciamento de nível de serviço e a previsão futura são algumas das ferramentas utilizadas por uma equipe de NOC para atuar de modo proativo com o objetivo de evitar futuros problemas a partir do conhecimento existente.

Empresas que prestam serviços de NOC acompanham o comportamento da rede e a disponibilidade de todo ambiente de TI. A utilização do NOC terceirizado ajuda na redução de gastos e garante toda a tecnologia, atendimento e recursos necessários para o bom funcionamento do ambiente digital do negócio.

NOC inventCloud

Possuir uma equipe de NOC ou terceirizar o monitoramento do meu ambiente?

Um NOC pode ser estruturado internamente, alocando recursos e profissionais especializados na função, ou pode ser desenvolvido de forma terceirizada. Mas independente disso, a equipe de NOC precisa se comprometer com a redução de downtimes para que os usuários internos e externos não sejam afetados por problemas de tecnologia.

Muitas empresas preferem terceirizar esse serviço, devido seu alto custo de estruturação interna. Imagine ter que contratar profissionais qualificados nível sênior, adquirir softwares e equipamentos caros para implantar um NOC dentro de uma empresa, a qual não possui foco nesse ramo de negócio. Esses quesitos tornam a contratação do serviço mais atraente para as organizações.

Com o NOC terceirizado, sua empresa não precisará ter uma equipe interna de TI muito grande, possibilitando que os profissionais dessa área possam focar no core business.

A melhor forma de escolher uma boa empresa prestadora do serviço de NOC é encontrar uma que ofereça um catálogo de serviços completo. Ter vários prestadores de serviços e contratos diferentes dificultará a gestão e a otimização de sua Infraestrutura de TI. Com a centralização dessas ações em apenas um fornecedor, haverá mais facilidade para o gerenciamento e agilidade na resposta e prevenção contra incidentes. 

Qual a importância de possuir um gerenciamento de Cloud Computing?

O gerenciamento de ambientes na Nuvem é um conjunto de tarefas centralizadas que envolvem a análise, controle e gestão de dados. Através dele é possível garantir a disponibilidade dos recursos de computação em Nuvem e regular seu uso por meio do próprio sistema.

Quando uma empresa não realiza a gestão de seu ambiente em nuvem, ela se torna vulnerável para a aparição de inúmeros problemas, como interrupções inesperadas que impedem o acesso dos usuários, sistemas desatualizados com brechas de segurança, entre outros.

Por isso o gerenciamento do ambiente é uma parte importante do uso de implantações na Nuvem. É este processo que permite que os usuários tenham total visibilidade e segurança em suas operações. 

Como os serviços gerenciados podem ajudar?

Os serviços gerenciados proporcionam diversos benefícios para as empresas. Eles possibilitam que a força de trabalho da equipe de TI interna seja direcionada para tarefas relacionadas ao core business. Assim, é possível contar com um ambiente em Nuvem seguro e altamente disponível para que todos os serviços sejam de qualidade. A grande vantagem para as empresas é não precisar manter uma equipe interna especializada e, ao mesmo tempo, não deixar seu ambiente em Nuvem desprotegido e sem monitoramento.

Quais os benefícios de utilizar um NOC?
Agora que compreendemos melhor sobre qual a função do NOC no negócio, é fundamental compreender as vantagens que ele traz. Separamos abaixo algumas razões para você adotar este conceito para seu negócio:

  • Coleta de dados automática: 
    Monitoramento NOC realiza a coleta de informações essenciais sobre as áreas e a rede que precisam de melhorias, o que também provoca economia de tempo dos administradores de TI e maior agilidade para resolução de problemas;
  • Detecção precoce e manutenção ativa:
    Atualização de softwares, backup, manutenção de sistemas, atualização de definições de vírus e outras rotinas são realizadas continuamente, garantindo mais estabilidade e segurança ao ambiente de TI;
  • Implementação da cultura de gestão de riscos:
    O monitoramento NOC reforça a cultura de gestão de riscos, que é um conjunto de práticas estratégicas que identificam, administram, previnem e conduzem os riscos da atividade de TI;
  • Economia de tempo e maior eficiência: 
    Com o monitoramento contínuo, as equipes economizam tempo e reduzem os custos globais, aumentando a eficiência do negócio ao ter mais capacidade ofensiva no mercado;
  • Monitoramento NOC 12×5 e 24×7:
    O monitoramento pode ser feito no formato 12X5 (12h por dia por 5 dias por semana) ou 24X7 (24 horas por dia por 7 dias por semana), o que ajuda o analista a identificar qualquer irregularidade na rede em qualquer momento, pois recebe um alerta caso haja algum incidente;
  • Disponibilidade dos recursos de TI: 
    Se há prevenção e monitoramento contínuo, bem como ação imediata, os recursos de TI, ficam mais tempo disponíveis, o que reduz os efeitos do downtime;
  • Aumento da produtividade: 
    Com a disponibilidade de recursos e com a rapidez das ações da equipe de monitoramento, os profissionais conseguem manter o trabalho normalmente.

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